GRUPO DE PESQUISA – INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE HENRI BERGSON
GRUPO DE TRABALHO: Ensaio sobre os dados imediatos da consciência
Orientadores:
Dr. Paulo Roberto Pedrozo Rocha – pr.rocha@faculdademessianica.edu.br
Me. Deborah Vogelsanger Guimarães – deborah.guimaraes@faculdademessianica.edu.br
Em continuidade ao grupo de estudos em que foi feita a leitura de “Matéria e Memória” de Henri-Louis Bergson em 2012 e 2013, em 2017 leremos e discutiremos o título Ensaio sobre os dados imediatos da consciência.
A leitura será feita com comentários, em grupo e com acompanhamento da obra na língua original, o francês, configurando-se o quanto possível em uma leitura exegética no sentido mais amplo do termo.
Agenda: Fevereiro – 14, 21
Março – 07, 21
Abril – 04, 18
Maio – 02, 16, 30
Junho – 13, 27
Acompanhamento:
Relatório breve de reunião a partir de pauta prévia.
Compartilhamento de documentos e agendas em:
Participantes atuais: Aguida Barbosa e Patrícia Leme
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LINHA DE PESQUISA – TEOLOGIA E FILOSOFIA
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA – PENSAMENTO TILLICHIANO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE
Membros do núcleo de estudos e de pesquisa
Pesquisadores e colaboradores
Profa. Me. Deborah Vogelsanger Guimarães (orientadora – UFJF e Faculdade Messiânica)
Prof. Dr. Paulo Roberto Pedrozo Rocha (orientador – Faculdade Messiânica)
TÍTULO DO PROJETO – Diálogo com o pensamento de Paul Tillich
OBJETIVOS – Esse projeto visa:
- Analisar através das obras de Paul Tillich a relação da teologia com as ciências do contemporâneo e sua pertinência no debate entre filosofia da religião e teologia
- Publicar o resultado das pesquisas realizadas.
- Participar da Associação Paul Tillich do Brasil
EMENTA: Estudar o pensamento de Paul Tillich através da leitura de textos fonte e de seus comentadores visando proporcionar uma compreensão crítica e contemporânea das contribuições trazidas à teologia pela escola teológica por ele representada.
METODOLOGIA – Leitura e discussão das obras de Tillich com apresentação de seminários de pesquisa e andamento de estudos. Pesquisa bibliográfica complementar com comentários. Há ainda a apresentação do desenvolvimento dos trabalhos em congressos e seminários promovidos pela Associação Paul Tillich do Brasil entre outras.
Dinâmica dos trabalhos
- Participação em encontros quinzenais de leitura e discussão de título escolhido para o período de acordo com o plano de trabalho feito pela orientação de projeto;
- Quando necessário ou interessante para o desenvolvimento da pesquisa será feito um seminário ou palestra de pesquisador visitante, por videoconferência ou presencialmente.
- Organizar, em algumas reuniões de leitura, a participação em grupo ou individual em congressos seguindo o calendário de apresentação de trabalhos das associações nacionais de pesquisa em Teologia, Filosofia da religião ou Ciência da Religião (ANPOF, ANPTECRE, SOTER, ABFR, ABEJ, etc)
CRONOGRAMA
1º semestre | Fevereiro
X |
Março
X |
Abril
X |
Maio
X |
Junho
X |
2º semestre | Julho
Férias |
Agosto
X |
Setembro
X |
Outubro
X |
Novembro
X |
*As agendas de trabalho seguem os planos de trabalho semestrais
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
TILLICH, Paul. Theology of culture. Edited by Robert C. Kimball. Oxford University Press. 1959.
____________. On the Idea of a Theology of Culture. In TILLICH, Paul. What is Religion? Ed. James Luther Adams. New York: Harper & Row, 1969.
___________. Teologia da Cultura. Apresentação de Jorge Pinheiro. Tradução de Jaci Maraschin. SP: Fonte Editorial, 2009.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
MUELLER, Enio R.; BEIMS, Robert W. (orgs). Fronteiras e interfaces – O pensamento de Paul Tillich em perspectiva interdisciplinar. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
Revista Estudos de Religião (REVER) – UMESP. Número 10. Paul Tillich: trinta anos depois. Uma introdução à Teologia Sistemática.
https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/index Acesso de 201.02.2017 (o número 10 não consta na versão eletrônica)
Correlatio – UMESP . https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR