O pedagogo estará apto à:
.
.
.
SOBRE O CURSO
Duração: 4 anos – A matriz curricular é composta por estudos integrados e privilegia a fundamentação, os saberes das diferentes disciplinas a serem ministradas pelos docentes, bem como, a prática pedagógica coerente com essa fundamentação no âmbito escolar e mesmo fora dele, em situações em que seja necessário o conhecimento pedagógico.
O curso está organizado de forma a contemplar, além das aulas, e dos estudos individuais e coletivos, a prática do trabalho pedagógico, por meio de ações de monitoria, estágio curricular, pesquisa, extensão, participação em eventos e demais atividades acadêmico-científicas, que ampliarão suas experiências e permitirão uma formação mais sólida e consistente.
Objetivos:
Formar pedagogos aptos a atuar em escolas e empresas. O curso conta com as matérias básicas para formação em Pedagogia, tem grande foco nas didáticas específicas para as diferentes áreas do conhecimento e prepara este profissional para atuar também em outras áreas de ação do pedagogo (como a gestão pedagógica e a supervisão escolar).
Estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e o pensamento reflexivo por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Antropologia e Educação | 60 |
Comunicação Oral e Escrita | 60 |
História da Educação I | 60 |
Introdução à Filosofia | 60 |
Psicologia da Educação I | 60 |
Instrumentalização para EAD | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Sociologia da Educação | 60 |
Filosofia da Educação I | 60 |
História da Educação II | 60 |
Metodologia Científica | 60 |
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica | 60 |
Psicologia da Educação II | 60 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
Didática Geral | 60 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa | 60 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Artes | 60 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ensino de Matemática | 60 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História | 60 |
Planejamento e Currículo na Educação Infantil | 60 |
Estágio Supervisionado I | 80 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
Ética e Responsabilidade Social | 60 |
Gestão Educacional | 60 |
Pesquisa e Práticas Pedagógicas I | 60 |
Planejamento e Currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental | 60 |
Prática de Ensino em Educação Infantil | 60 |
Processo de Alfabetização e Letramento | 60 |
Estágio Supervisionado II | 80 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
O Livro para crianças: especificidades e abordagens | 60 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino das Ciências Naturais | 60 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia | 60 |
Mídias, Tecnologias e Educação | 60 |
Arte, Conhecimento e Criatividade | 60 |
Pesquisa e Práticas Pedagógicas II | 60 |
Estágio Supervisionado III | 80 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
Avaliação Educacional | 60 |
Cotidiano Escolar | 60 |
Educação Ambiental | 60 |
Educação e Religião: o estudo da religião na escola | 60 |
Oficina de Arte e de Jogos: o Lúdico e o Belo na Educação Básica | 60 |
Políticas Públicas de Inclusão | 60 |
Estágio Supervisionado IV | 80 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
Dificuldades de Aprendizagem | 60 |
Educação do campo, indígena e quilombola | 60 |
Política e Educação | 60 |
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 40 |
Pesquisa e Práticas Pedagógicas III | 60 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Cultura Corporal na Escola | 60 |
Estágio Supervisionado V | 40 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
Diversidade e Identidade Cultural | 60 |
Educação Brasileira | 60 |
Educação de Jovens e Adultos | 60 |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |
Estágio Supervisionado VI | 40 |
Prática de Linguagem (Leitura, escrita e Produção oral) | 60 |
Polo presencial de São Paulo
Endereço
Rua Morgado de Mateus, 77 – Vila Mariana CEP 04015-050 – São Paulo/SP – Sede Central – Mezanino
Número de parcelas por semestre | Investimento por semestre |
---|---|
6 parcelas de R$ 195,00 | R$ 1.170,00 |
O investimento semestral se divide em seis parcelas mensais e sucessivas.
O pedagogo estará apto à:
Marisa Garcia
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Oswaldo Cruz (1980), habilitação em Supervisão Escolar em 1983 pela PUC-SP, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Foi supervisora acadêmica na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo de 2005-2015. Foi professora substituta no IFSP – campus SP de 2017-2019. Atualmente é professora universitário da Fundação Mokiti Okada e coordenadora do curso de Pedagogia – EAD – nesta mesma instituição. Foi assessora temporário da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e formadora em municípios da cidade de São Paulo e em outras capitais, onde trabalhou com professores e coordenadores pedagógicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação , alfabetização e letramento, produção de textos. Faz parte do banco de avaliadores do INEP- MEC. Atualmente é professora da rede municipal de educação de São Paulo – Educação Infantil EMEI. Concurso Público com posse em 19 de março de 2020.
Aurélio Eduardo do Nascimento
• Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8283207576279350
• ID Lattes: 8283207576279350
Doutor em Sociologia pela PUC/SP (2005). Pesquisador visitante da Universidade de Lisboa (2002) Mestre em Educação: História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1987), Atualmente é sociólogo da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo no Programa Jovem Monitor Cultural. Professor do curso de pedagogia da Faculdade Messiânica. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase na Cultura Formação, atuando principalmente na área da Diversidade Cultural e Participação Social nas Políticas Publicas de Cultura.
Raquel Gomes D Alexandre
• Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7043688197403589
• ID Lattes: 7043688197403589
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Paulo ? EFLCH/ UNIFESP. Professora Me. em Educação e Ciências Sociais, formada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade ? EHPS da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Bacharel em História pela Faculdade de Ciências Sociais ? PUC-SP e licenciada em História na Faculdade de Educação ? PUC-SP. Experiente em produção técnica para o ensino superior voltado às áreas de História, Política Educacional e Fundamentos da Educação, bem como para os cursos direcionados à formação docente em História. Atualmente compõe o grupo de Pesquisa Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018), Processo FAPESP:18/09983-0, sob coordenação da Prof.ª Dra. Márcia Aparecida Jacomini com sede na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Faz parte do corpo docente do curso de Pedagogia na Faculdade Messiânica de São Paulo e na Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL. Foi professora de História na Secretária da Educação do Estado de São Paulo ? SEE/SP (2012); educadora na Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – Fe-USP (2008 a 2011), professora de história no FOCO Vestibular promovido pela PUC-SP em parceria com a UNESCO (2006 e 2007). Realizou pesquisa para o Museu da Pessoa do Estado de São Paulo, no projeto Memórias e Práticas de professores de História da Rede Pública Municipal da Cidade de São Paulo (2006). (Texto informado pelo autor)
José Augusto Ribeiro
• Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9298420068474418
• ID Lattes: 9298420068474418
• Última atualização do currículo em 25/03/2022
Especialista em gerenciamento acadêmico e administrativo, com foco nos objetivos e necessidades institucionais, visando atender ao Projeto Político Pedagógico; formação de professores e acompanhamento, que permite identificar das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Supervisão do rendimento escolar e progressão cognitiva dos alunos, apoio para alunos especiais com adaptação da rotina escolar e materiais. Gerência no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, com foco na formação docente. Orientação a pais e responsáveis promovendo prevenção de problemas disciplinares e de rendimento. Aprimoramento na comunicação escola e família. Docente no Ensino Superior: Faculdade Messiânica, leciono as disciplinas de didática geral; gestão educacional; mídias, tecnologia e educação; fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de matemática; fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de ciências. Autor dos livros didáticos dos componentes curriculares de didática geral; gestão Educacional; Mídias, tecnologia e educação; fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de matemática. Centro Universitário Santa Rita de Cássia, lecionava didática geral, fundamentos e metodologias para educação infantil; metodologia científica. Especialista em Gestão Educacional:
Amanda Leal de Oliveira
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7848941798329434
• ID Lattes: 7848941798329434
• Última atualização do currículo em 24/03/2022
Socióloga (FFLCH/USP), Doutora em Ciência da Informação (ECA-USP) com estágio pós-doutoral em Mediação cultural (PPGCI-UNESP / Marília) e bolsa sanduíche em Livro, Leitura e Mediadores, na Université de Cergy-Pontoise/França (PDSE/CAPES). Foi professora doutora no Departamento de Jornalismo e Editoração (ECA/USP / 2016 – 2018). Atualmente, é pesquisadora do GPEB – Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (CBD-ECA/USP), professora no curso de pedagogia da Faculdade Messiânica e na pós-graduação “Literatura para Crianças e Jovens”, do Instituto Vera Cruz. Gestora de projetos socioculturais, tem experiência de mais de 20 anos em organizações não-governamentais e públicas na área de bibliotecas, livro, leitura, formação de leitores e mediadores culturais. Idealizadora e coordenadora do Projeto Piracaia na Leitura, vencedor dos Prêmios IBERBIBLIOTECAS 2017 e Retratos da Leitura no Brasil, 2018. (Texto informado pelo autor)
Marilene Garcia
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3382003878730026
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André – FEFISA (1986), Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André – FEFISA (1986), Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles, Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles; com habilitação em Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio (1999), Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e institucional pela Pontifícia Universidade Católica de São PUC/SP, Brasil. Mestrado em Educação:Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São PUC/SP-Brasil e Doutorado em Educação Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São PUC/SP – Brasil. Atualmente é docente/pesquisadora dos cursos de formação inicial e pós graduação no Ensino Superior na modalidade EAD e Presencial nos Curso de Pedagogia e Educação Física da Faculdade Messiânica, Faculdade de Tecnologia FINACI e Universidade de Santo Amaro (UNISA), elaboradora de material didático para cursos de ensino superior licenciatura em educação na modalidade EAD, parecerista de trabalhos acadêmicos nas instituições de ensino superior. Tem experiência na área de Educação, com ensino básico, como professora concursada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, SME/SP-Brasil, na disciplina Educação Física nos segmentos Magistério,Ensino Médio e Ensino Fundamental II. Assessoria Técnico Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, SME SP-Brasil no período de 2001-2004. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente. Ensino EAD, formação integral, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, corpo e movimento.
Elvis Roberto Lima da Silva
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9258405110614792
Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de SP, no Programa de Estudos Pós-Graduados EHPS (2014). Pós-Graduado (especialista) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de SP (2012). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (2006) e História (2009). Tem experiência acadêmica na área de Ensino de História e Práticas Pedagógicas, com ênfase em Ensino de História nos anos iniciais, cultura escolar, saberes docentes, Educação Infantil e culturas infantis. Atua na PMSP como Coordenador Pedagógico, Professor de História e POED. É docente no curso de Pedagogia e orientador de TCC na Faculdade Messiânica. Possui experiência profissional em formação de professores nos cursos de Graduação e Pós graduação em Educação nas seguintes disciplinas: Educação Infantil, Currículo, Ensino de História, História da Educação, Pesquisa e Práticas Pedagógicas e Educação em Direitos Humanos.
Eleni Bambini Gorgueira
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7214616144314134
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e mestrado em Artes (Educação) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Pós Graduada- em Psicologia Transpessoal na ALUBRAT (2016). Atualmente é professora dos cursos de pós graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientadora de TCCs de Pós Graduação, cerca de 40 orientações por ano. Professora da Graduação do curso de Pedagogia e dos cursos de Pós Graduação em Educação na Faculdade Messiânica e professora do Curso de Formação de Coordenadores da Faculdade SESI em São Paulo. Também assessora cursos transpessoais e atende terapeuticamente utilizando técnicas transpessoais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de professores. Na graduação lecionou nas licenciaturas de Pedagogia e Letras as seguintes disciplinas: Projetos/Núcleos de Pesquisa, Prática Pedagógica em Gestão: Direção, Coordenação e Orientação Educacional; Relações Sociais na Escola, Projeto Político Pedagógico, Didática, Prática de Ensino/Aprendizagem, Educação Infantil, Educação e Diversidade, Inclusão, História da Educação, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Orientação de TCCs. Atualmente é professora do Curso de Graduação de Pedagogia na Faculdade Messianica em EaD ( Educação à distância) Cursos da Pós Graduação: Psicopedagogia, Docência no Ensino Superior, Educação Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Coordenadores.. Disciplinas: Fundamentos em Psicopedagogia; Avaliação; Didática e Metodologia em Cursos Superiores; Jogar e Brincar: Fundamentos Metodológicos; Metodologia da Aprendizagem de 0 a 6 anos, Nomenclatura e Legislação a Inclusão Escola, Serviço Social junto às Famílias. Orientaçã monografias. Participou de elaboração de exames para concursos pela Fundação Carlos Chagas e pela Coordenadoria de Vestibulares e Concursos – PUC/SP Foi coordenadora de Projetos Sociais, Culturais e de Educação: 8 anos como gerente e superintendente de Educação Cultura e Lazer na FUNAP com homens e mulheres do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo; 3 anos na assessoria. 3 anos como coordenadora no Instituto Santa Lucia com meninos em situação de rua – em parceria com a Prefeitura de São Paulo. É participante do grupo de Pesquisa – Arte e Formação de Educadores – UNESP – IA Coautora de capítulos de dois livros: “A Voz de Professores de Artes: Encontro entre Universidade e Ensino Fundamental” (2016) “Narrativas de educadores: mistérios, metáforas e sentidos” (2012) e “Educação de Adultos Presos: Uma Proposta Metodológica”” (1995).
Não há vestibular em andamento.